Cerca de 20 mil policiais foram colocados nas ruas para garantir a segurança da população neste domingo (17/4). A medida visa garantir a ordem pública, a incolumidade física e patrimonial, e o direito constitucional de manifestação tendo em vista o atual contexto político que movimenta o país.
No dia de hoje, a Câmara dos Deputados realiza a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcada para começar às 14 horas. Por conta disso e dos protestos programados para a ocasião, tanto de defensores quanto de opositores ao governo, foram adotados procedimentos para garantir o direito de ir e vir da população.
As forças de segurança estarão de sobreaviso para ações preventivas e ostensivas, com foco em Goiânia, em vias de acesso à Brasília e também na região do Entorno do Distrito Federal. A operação engloba as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica e Administração Penitenciária, entre outras instituições.
A medida visa, também, garantir aos movimentos sociais pró e contra o atual governo que devem se deslocar de diversos pontos do Estado em direção a Brasília. O objetivo é garantir que as manifestações ocorram em respeito ao direito democrático de livre expressão.