Em quatro meses, bombeiros registram 146 incêndios na região da Chapada dos Veadeiros
Guarnição foi acionada para 776 ocorrências
O Corpo de Bombeiros encerrou, na terça-feira (15), a Operação Guardiões do Bioma 2022, que visava o combate a incêndios e danos ambientais. A ação faz parte de outra operação que atende os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Em atividade desde julho, a operação resultou no atendimento de 146 incêndios florestais e 81 resgates e salvamentos. Ao todo, foram 776 ocorrências atendidas.
A estratégia envolveu 130 bombeiros e contou com o auxilio de brigadistas e voluntários. As equipes monitoraram as áreas de risco, fizeram ações preventivas de controle dos focos além de combate a incêndios na região do Cerrado. A guarnição também fiscalizou moradores que usaram o fogo para fazer a limpeza de lotes.
De acordo com os bombeiros, foram registrados mais de 1,7 mil focos de queimadas em vegetação e áreas agrícolas em Goiás neste ano, 400 desses registros apenas no mês de setembro.
Um desses registros foi em Jataí quando cerca de 600 hectares foram consumidos pelo fogo após um cabo alta tensão arrebentar e cair sobre uma plantação de eucalipto.
Ainda segundo os bombeiros, não foi registro de incêndio nível 3, quando gera grandes danos ambientais e sociais.
LEIA MAIS
Homem sai de clínica de reabilitação e coloca fogo na casa da mãe, em Anápolis
Pit dog fica destruído após incêndio no Jardim América, em Goiânia
Carretas colidem e carga de algodão pega fogo na BR-364, em Mineiros
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt