O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira, 10, que estuda uma nova metodologia para o tema de emprego, salários e custo da mão de obra na indústria. Atualmente, o órgão apura e divulga a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), que traz dados de pessoal ocupado assalariado, número de horas pagas e valor real da folha de pagamento.
Hoje, o IBGE informou os resultados de dezembro e do ano de 2014 em nível nacional e regional. Mas, a partir da divulgação da Pimes de janeiro de 2015, prevista para o dia 20 de março, os dados serão anunciados apenas para nível Brasil, contemplando todos os indicadores e atividades que integram habitualmente a pesquisa.
“Essa é uma primeira iniciativa no sentido de estudar e propor nova metodologia para o tema do emprego, dos salários e do custo da mão de obra na indústria, que amplie as variáveis atualmente disponíveis e que inclua a avaliação dos registros administrativos existentes e em elaboração em nível federal”, diz o IBGE, em nota assinada pela Diretoria de Pesquisas do órgão.
A previsão do IBGE é de que a Pimes em nível nacional seja divulgada por mais um ano a partir de agora. Ao longo deste período, o corpo técnico pretende definir a metodologia e o planejamento para a divulgação da nova série de dados conjunturais sobre emprego e salários industriais.