Empresárias tiveram acesso a R$ 27 mi em crédito durante a pandemia
Recursos da Goiás fomento foram liberados entre março e outubro
Mesmo com a pandemia, a GoiásFomento já liberou R$ 27,84 milhões entre março e outubro de 2020 para mulheres empresárias, cifra que representa um aumento de 139% no volume de recursos destinados ao público feminino em relação a igual período de 2019. O mérito é do programa Mulher Empreendedora, iniciativa voltada para a promoção de emprego e renda, por meio de linhas de crédito com as menores taxas de juros do mercado.
A iniciativa tem como objetivo propiciar desenvolvimento a todos os 246 municípios e garantir a retomada do Estado no pós pandemia por meio da geração de emprego e renda. “As mulheres goianas são o esteio do lar. O trabalho vai resolver a situação do ponto de vista financeiro, da autoestima e da capacidade de sustentar a sua própria família”, diz o governador Ronaldo Caiado (DEM).
O programa com o enfoque nesse público foi iniciado em março. A iniciativa incluiu linhas de crédito especiais voltadas para o empreendedorismo feminino, que representar 46,6% dos clientes da GoiásFomento. Neste ano, a maioria do volume emprestado foi destinado a microempresas.
Ao todoo, 492 empresas administradas por mulheres foram beneficiadas, o que contribuiu para manutenção de 2.076 empregos.
Condições
Atualmente, a agência trabalha com várias linhas de crédito, entre elas, CredFomento, Crédito Produtivo, FCO, Turismo, entre outras, com juros a partir de 5% ao ano mais Selic e prazos de pagamento que variam de 36 até 240 meses, a depender da modalidade. O período de carência pode variar de seis até 60 meses.