EDUCAÇÃO

Enem 2024 começa neste domingo: veja tudo o que você precisa saber

Segundo o MEC, Goiás registrou 150.770 inscrições para o Enem 2024, sendo 70 mil alunos da rede pública

Os candidatos podem solicitar a reaplicação do Enem na página do participante (Agência Brasil)

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (3) e mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos. As provas acontecem em dois finais de semana: a primeira, no dia 3, com questões de linguagens, ciências humanas e redação; a segunda, no dia 10 de novembro, com matemática e ciências da natureza.

Documentação e itens obrigatórios

No dia do exame, os candidatos deverão portar documento de identificação com foto, como RG ou CNH, além de caneta esferográfica de tinta preta e transparente. É aconselhável levar uma caneta extra para evitar imprevistos. Alimentos leves, como frutas e barras de cereais, são permitidos, desde que sejam colocados em embalagens transparentes.

Orientação para o acesso ao local de prova

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) de Goiânia vai fortalecer a frota de ônibus nos terminais da região metropolitana para atender os candidatos que realizarão o Enem 2024. O reforço ocorrerá das 7h às 20h no dia 3 de novembro e das 7h às 19h no dia 10.

Terminais como Praça da Bíblia, Padre Pelágio, Recanto do Bosque e Praça A possuem ônibus extras para facilitar o acesso aos locais de prova mais movimentados, incluindo UFG – Campus Universitário, PUC – Setor Universitário, Serra Dourada e Jardim Mariliza, FASAM – BR- 153, UNIP – BR-153, Universo, Unialfa e UFG – Campus Samambaia.

Embora a operação siga a planilha de domingo, com 3.046 viagens, veículos adicionais estarão disponíveis se houver demanda. A CMTC recomenda o uso do aplicativo SiMRmtc para conferir horários e tração de transporte de ônibus. Ao todo, Goiás recebeu 150.770 inscrições para o Enem 2024, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Gabarito e resultados

O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 20 de novembro, e o resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2025.