Enem: prova de língua portuguesa teve textos extensos e muito raciocínio, diz aluna goiana
Muito texto e muito raciocínio. É o que exigiu a prova de língua portuguesa [dentro…
Muito texto e muito raciocínio. É o que exigiu a prova de língua portuguesa [dentro linguagens] no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estudante de Goiânia Sanny Rodrigues de Sousa, 18 anos, gastou cerca de 3 horas para concluir a prova neste domingo (13). Para ela, a parte mais difícil foi, de fato, a de português, por causa da extensão. “Teve muita leitura e raciocínio, então foi muito cansativo.”
Neste domingo, o exame teve 45 questões de linguagens (língua portuguesa, com e cinco para ingês ou espanhol) e mais 45 de ciências humanas. E, ainda, a redação.
“Eu nunca tive dificuldade com português, mas essa foi difícil. Inglês achei mais fácil”, completou Sanny. Em relação a redação, ela diz que não estava preparada para o tema – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” -, mas conseguiu fazer.
Por outro lado, Clarissa Pereira de Oliveira, 17 anos, diz ter se saído bem na redação, que concluiu em 20 minutos. Para ela, difícil mesmo foi geografia – dentro ciências humanas. “Na minha escola, estávamos sem professor da disciplina há dois anos”, preferiu não citar o colégio estadual. “Então, não me esforcei muito.”
Nesse primeiro dia, a prova será encerrada às 19h. A portão se fechou às 13h e o teste começou às 13h30. Em Goiás, mais de 130 mil pessoas vão fazer a prova do Enem. Na capital, cerca de 37 mil.
O segundo dia do Enem será no próximo domingo (20). Mais de 3 milhões de pessoas farão a prova em todo o País.