Enfermagem obstétrica, que ajuda e orienta mulheres no parto, é tema do Fazendo a Diferença
O Fazendo a Diferença desta semana fala sobre o trabalho que ajuda mulheres no momento…
O Fazendo a Diferença desta semana fala sobre o trabalho que ajuda mulheres no momento do parto: a enfermagem obstétrica. Enfermeira e doula, Paula Ávila fala sobre os desafios da profissão e o encanto do nascimento.
Paula atua há seis anos na rede pública de saúde e diz que a informação no período da gestação, além do parto e pós parto, é de suma importância. Munidas deste elemento primordial, segundo ela, muitas mulheres se redescobriram depois de um parto seguro e humanizado.
“A gente sai do que as pessoas mais conhecem, uma enfermeira que quer simplesmente administrar medicamentos, fazer o exame físico, fazer um acompanhamento, e colocamos a mão na massa.”, ressalta.
Ela também alerta sobre violência obstétrica e dá orientações que podem salvar a vida da mãe e do bebê. “O momento do parto é muito marcante na vida de todo mundo, seja uma experiência positiva ou negativa. É muito impactante”, diz. “A gente sempre tenta fazer com que seja a melhor experiência possível”, completa. (Texto por: Ana Paula Belini)