Sustentabilidade

Entidades discutem metas para tornar Alto Paraíso o primeiro município sustentável do País

Emater e Secima buscam formas de promover a erradicação da Fome e a Agricultura Sustentável, além da Produção Sustentável no município

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) deram início às discussões sobre o cumprimento de dois dos 17 objetivos traçados para tornar Alto Paraíso um município referência em economia sustentável e inovação. As entidades, em parceria com a Prefeitura de Alto Paraíso e a Associação Awaken Love, buscam formas de promover a agricultura e a produção sustentáveis, além da erradicação da fome no município.

Nesta terça (24), a Emater recebeu a visita da superintendente da Secima, Jacqueline Vieira da Silva, que ressaltou a importância da parceria. Para ela, “com a expertise, atuação e os programas que a Emater já executa em todo o Estado, poderíamos fazer com que isso acontecesse no território de Alto Paraíso”.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, considerou que é determinante garantir a atuação de técnicos que trabalhem junto aos produtores para a execução do projeto na região. “A atuação do técnico faz com que o produtor preserve o meio ambiente, sem deixar de obter renda por meio da produção rural”, explicou o presidente. Arraes sugeriu que a contratação desses profissionais seja realizada por meio de parcerias com outras instituições.

A superintendente da Secima considerou que a viabilização de parcerias para contratação de técnicos é uma alternativa possível. “Temos um bom projeto que prevê excelentes resultados. Acredito que as parcerias serão possíveis sim”, declarou Jacqueline Vieira.