Forças policiais de cincos estados e do Distrito Federal deflagraram no início da manhã desta quinta-feira (07/07) a Operação Brasil Seguro. A ação ocorre em todos as regiões de Goiás simultaneamente com outros estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Apenas em Goiás estão sendo cumpridos cerca de 150 mandados de busca e apreensão e 39 mandados de prisão. Cerca de 1.100 policiais, incluindo, policiais militares, civis, bombeiros e integrantes da Superintendência de Polícia Técnico-Científica participam da operação.
A Operação Brasil Central Seguro tem como um de seus objetivos o enfrentamento direto ao tráfico de drogas, e por isso também é realizada com foco nas divisas com outros estados.Todas as 17 Delegacias Regionais de Polícia (DRPs) participam da operação, assim como os Comandos Regionais de Polícia Militar em todo o estado.
A execução da Operação Brasil Central é resultado das articulações entre os estados que decidiram unir esforços no combate ao crime organizado. Outro exemplo prático desta integração foi a instalação, na última sexta-feira (01/07), em Brasília (DF), de um Comitê Integrado de Inteligência que reúne profissionais dos serviços de inteligência dos estados que integram o consórcio.
Minas Gerais, na reunião de trabalho do dia 1º, formalizou intenção de somar esforços com o grupo já constituído, por isso sua participação na operação de hoje.