//
O departamento de saúde do Havaí confirmou nesta sexta-feira (15) que um bebê nascido no Estado americano com microcefalia havia sido infectado pelo vírus zika, segundo o jornal americano “The New York Times” e comunicado oficial do Estado.
A mãe do bebê que nasceu em um hospital de Oahu -ilha que abriga a capital Honolulu- esteve no Brasil em maio de 2015, quando acredita-se que tenha sido infectada pelo vírus zika.
É o primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus zika registrado nos Estados Unidos. Desde 2014 o Estado do Havaí registrou seis pessoas com o vírus, mas nenhuma delas havia sido infectada no país.
Também na sexta (15), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou que mulheres grávidas avaliem adiar viagens a 14 países e regiões da América Latina e Caribe onde há transmissão do vírus zika, como o Brasil.
O Centro também aconselha que mulheres que pretendam engravidar visitem um médico antes de viajar a essas regiões e que os demais viajantes tomem medidas de prevenção contra picadas de mosquitos.
O Estado do Havaí enfrenta atualmente um surto de dengue e um epidemiologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças recentemente alertou para o perigo do vírus zika passar a ter transmissão local no período de calor nas regiões tropicais dos Estados Unidos, como a Flórida e o Havaí. (As informações são da Folha)