Igreja católica

Estátua de 50 metros de Nossa Senhora Aparecida é inaugurada em São Paulo

Estátua foi inaugurada seis anos deposi do previsto em Aparecida, município de São Paulo que sedia o Santuário Nacional de Nossa Senhora

Estátua de Nossa Senhora de Aparecida (Foto: Redes sociais)

Uma escultura de 50 metros de Nossa Senhora de Aparecida foi inaugurada na noite deste sábado no município de Aparecida, no interior de São Paulo. O monumento, cuja altura equivale à de um prédio de 17 andares, é maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. O local em que ela foi montada fica a 3km da basílica de Nossa Senhora e pode ser vista a 6km de distância.

Em que pese a obra ter sido inaugurada neste sábado, às vesperar do Dia da Padroeira (celebrado em 12 de outubro), o artista responsável, Gilmar Pinna, afirma que o o projeto ainda não está 100% finalizado e faltam etapas, que devem levar mais cerca de um ano e meio para serem concluídas. A estátua custou R$ 10 milhões ao poder público e foi entregue seis anos depois do previsto.

O atraso ocorreu, em larga medida, por causa de um litígio na Justiça provocado pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). A ação tinha como alvo a imagem e outras cinco esculturas que ficam em rotatórias da cidade e trazem cenas em homenagem à Padroeira. A associação alegava que o Estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir nos monumentos, beneficiando uma religião em detrimento de outras.

A Atea conseguiu uma decisão favorável em primeira instância, mas em 2022 o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o andamento da obra.

“Ainda vamos colocar um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços de Deus. Cada braço terá 19 metros e a escultura terá, no total, 50 metros também, além de 60 toneladas”, disse o artista responsável.