SAÚDE

Estudante faz cirurgia e retira 10 kg de mama no Paraná

Estudante de pedagogia Thaynara Marcondes, de 22 anos, compartilha nas redes sociais a mudança de vida após cirurgia de redução mamária

A estudante de pedagogia Thaynara Marcondes, de 22 anos, compartilha nas redes sociais o resultado após uma cirurgia de redução de mama. Diagnosticada com gigantomastia, uma condição rara que provoca o crescimento excessivo do tecido mamário. Thaynara passou por desafios devido ao aumento repentino e anormal dos seios, que chegou a pesar 12 kg no total.

A cirurgia ocorreu em 25 de outubro e, já no dia seguinte, Thaynara recebeu alta. O procedimento durou mais de 10 horas, durante os quais cerca de 10 quilos foram removidos dos seios. Após a cirurgia, ela expressou satisfação ao ver sua nova aparência no espelho, algo que parecia quase inacreditável.

Como a espera pelo procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) era longa, a jovem, que mora na Região Metropolitana de Curitiba (PR), precisou recorrer a um hospital particular, onde uma cirurgia custou R$ 40 mil. O valor foi arrecadado através de doações.

A jovem passou por momentos de aflição quando notou o crescimento acelerado dos seios, o que afetava sua vida diariamente. Em poucos meses, cada mama passou a pesar cerca de cinco quilos, dificultando atividades simples. Foi uma tia quem viu o aumento dos seios em fevereiro deste ano, e, desde então, eles vinham crescendo aproximadamente 750 gramas por mês. A jovem precisou substituir suas roupas de tamanho médio por peças maiores e, posteriormente passou a usar roupas feitas sob medida.

Para investigar o problema, Thaynara consultou um mastologista, especialista em saúde mamária. Na primeira consulta, cogitou-se a possibilidade de câncer, o que levou a fazer novos exames; entretanto, a causa exata da gigantomastia não foi identificada. Mesmo sem a definição clara do motivo, a cirurgia de redução foi realizada utilizando a “Técnica de Torek”, que envolve uma amputação parcial da mama seguida do reimplante da aréola e dos mamilos. Como consequência, Thaynara perdeu a sensibilidade na área dos seios e não poderá amamentar.

A condição causava dores intensas nas costas, ombros e pescoço, além de limitar sua capacidade de realizar atividades diárias. No trabalho, onde atua como auxiliar de professor em um centro de educação infantil, Thaynara tinha dificuldades de segurar os bebês no colo.

Agora, após a cirurgia, Thaynara compartilha sua recuperação nas redes sociais e confirma a melhoria em sua qualidade de vida. Embora o diagnóstico completo ainda não seja claro, o médico responsável explicou que, por conta da idade jovem da paciente, não se pode descartar a possibilidade de um novo crescimento mamário.