Estudantes começam a deixar locais de prova do Enem, em Goiânia
Antes das 16h, poucos estudantes circulavam fora da Uni-Anhanguera, um dos locais da aplicação do…
Antes das 16h, poucos estudantes circulavam fora da Uni-Anhanguera, um dos locais da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13). A maioria deve aguardar até às 18h30 para deixar as salas com o caderno de prova para checar como foi.
Não é o caso de Maria Fernanda Soares dos Santos, 16 anos, que finalizou e já deixou a sala de aplicação da prova. A estudante, que faz o Enem como “treineira” pela primeira vez, preferiu não esperar por achar que ficaria “muito tarde”. Segundo ela, não foi muito bem na prova, que estava muito difícil. Sobretudo, na redação, que este ano teve o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
“Foi uma surpresa”, revelou. Com menos pressão que os alunos que já buscam uma vaga na universidade, Maria espera se sair melhor no próximo domingo (20), segunda etapa do Enem.
O estudante Caíque Israel Gomes de Oliveira, 18 anos, está de olho na graduação de Direito. Para ele, a prova teve temas muito abrangentes, mas não foi tão difícil quanto achou que seria. Segundo ele, a redação foi inesperada, mas “pelos momentos atuais, foi possível fazer sem muitas dificuldades”.
Ele deixou o local mais cedo pois teria que viajar. Confiante, ele lembra que se preparou por cinco meses, estudando em média 3 horas por dia.
Quem também acredita ter ido bem foi Raquel Vitória Nunes Batista, 18 anos. “Acho que fui bem”, também diz sobre a redação. Ainda segundo ela, que estudava de manhã e à tarde para teste desde o começo do ano, não foi preciso esperar o caderno justamente porque a participação dela no certame a deixou a tranquila.
Nesse primeiro dia, a prova será encerrada às 19h. A portão se fechou às 13h e o teste começou às 13h30. Em Goiás, mais de 130 mil pessoas vão fazer a prova do Enem. Na capital, cerca de 37 mil.
O segundo dia do Enem, como mencionado, será no próximo domingo. Mais de 3 milhões de pessoas farão a prova em todo o País.