OPORTUNIDADES

Estudantes da rede pública de Goiás são escolhidos para intercâmbio nos EUA

Eles são de escolas estaduais de Cristianópolis e Goianésia

Dois estudantes da rede pública estadual de Goiás foram escolhidos pelo Programa Jovens Embaixadores 2023, que selecionou 46 jovens de todo o país para intercâmbio de curta duração com destino aos Estados Unidos da América (EUA).

Nesta edição de 2023, os representantes de Goiás são os estudantes Mateus Silva de Oliveira, da 3° série do Ensino Médio do Colégio Estadual José Pereira Faustino, do município de Cristianópolis; e, Michael Douglas Rodrigues, também da 3° série, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, de Goianésia.

Após passarem no processo de seleção, realizarem as avaliações escritas e se destacarem na entrevista, os ‘jovens embaixadores’ goianos embarcam na experiência de conhecerem o país vizinho, adquirirem novos conhecimentos e aprenderem sobre a cultura inglesa.

Cristianópolis

Órfão de pai e mãe, Mateus Silva de Oliveira é um jovem do município de Cristianópolis. Aprendeu a falar inglês na instituição onde mora atualmente e, através do seu desempenho, se tornou fluente na língua estrangeira. “Aqui (instituição) tive pessoas que me ajudaram a aprender o Inglês por meio da leitura, escrita e da fala. Posso dizer que essas pessoas estão me ajudando a formar o meu futuro”, destaca.

Mateus também se Matemática, Química e Física

Goianésia

Já para o segundo jovem embaixador goiano desta edição de 2023, Michael Douglas, participar do programa é muito mais do que uma experiência de intercâmbio, mas, uma realização pessoal.

O estudante de 17 anos, que também é fluente em Inglês, explica que aprendeu a falar a língua sozinho, mas recebeu o apoio de pessoas próximas durante todo o processo. Após saber do resultado, Michael conta que não imaginava passar nas avaliações do programa e que, agora, está muito feliz: “Eu mal acredito que passei, é uma sensação de felicidade.”

Sobre o intercâmbio

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano que, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, com a parceria de todas as secretarias estaduais de Educação do país, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras instituições.

Para participar do intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA), os candidatos precisam: ser alunos do Ensino Médio da rede pública; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser comunicativo, com perfil de liderança e iniciativa e estar engajado em iniciativas de empreendedorismo e ou impacto social em suas comunidades. Acesse https://www.jovensembaixadores.org.br/#Sobre.