EXAME

Estudantes goianos arriscam tema da redação do Enem

Em Goiás, mais de 130 mil pessoas vão fazer a prova do Exame Nacional do…

Em Goiás, mais de 130 mil pessoas vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na capital, cerca de 37 mil. Entre eles, alguns já arriscam quais os possíveis temas da redação.

Igor Luiz, de 16 anos, acredita o tema poder modernismo, que é um conjunto de movimentos culturais, bem como escolas e estilos de arte. Ele também não descarta a possibilidade de ter que escrever sobre o Censo Demográfico, que ocorre este ano – com atraso.

“Eu fiz um plano de estudo, cursinho, mas foquei mais na redação, pois pesa mais. Estudava cinco horas por dia”, revela sobre seu preparo. Ele quer cursar psicologia.

A estudante Isabela Cardoso, 17 anos, também tem como a maior preocupação a redação. De olho em medicina, ela também pensa que o tema pode ser relacionado a modernismo. “Estou focada na redação, acredito que o tema será algo relacionado a modernismo ou esporte.”

Bruno Martins Almeida, 18, por sua vez, pretende cursar engenharia mecânica. Como não se dedica exclusivamente aos estudos – trabalha parte do dia – diz que se preparou “um pouco” para a prova. Ele prefere exatas, mas diz que se o tema da redação tiver relação com o “social” pode se sair bem. A expectativa dele é que caia algo relacionado à violência contra mulher.

Nesse primeiro dia, a prova será encerrada às 19h. O segundo dia do Enem será no próximo domingo (20). Mais de 3 milhões de pessoas farão a prova em todo o País.