Educação

Estudantes podem pedir dispensa do Enade até 31 de janeiro

O estudante habilitado para o Enade que faltar à aplicação da prova e não justificar a ausência pode ser impedido de receber o diploma

Pessoas inscritas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano que não compareceram à prova, que foi aplicada em 26 de novembro, podem solicitar a dispensa até o dia 31 de janeiro de 2018.

O pedido de dispensa deve ser feito no Sistema Enade, com login e senha. Os estudantes devem apresentar, por meio eletrônico, documento comprobatório digitalizado referente ao impedimento de participação no exame.

Para a liberação do exame são aceitas justificativas de acidentes, assalto, casamento, luto, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, licença maternidade e paternidade ou exercício de atividade profissional no dia da prova.

A análise das solicitações das dispensas será feita pelos coordenadores de curso das instituições de ensino superior.

Quem tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso ao o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de 5 a 23 de fevereiro de 2018, também de forma eletrônica e mesma plataforma.

O Enade é componente obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.

O estudante habilitado para o Enade que faltar à aplicação da prova e não justificar a ausência pode ser impedido de receber o diploma.