Eleições 2020

“Eu trabalho com gestão, com planejamento”, diz Vanderlan Cardoso sobre a criação de polos de desenvolvimento

Candidato foi o quinto a ser entrevistado na série de sabatinas promovidas pelo Mais Goiás e pela BandNews FM

Vanderlan critica saúde na gestão Iris em novo programa eleitoral

A criação dos polos de polos de desenvolvimento em Goiânia marcou a quinta sabatina com os candidatos a prefeito de Goiânia. Nesta quinta-feira (22), o convidado foi Vanderlan Cardoso, que afirmou que é necessário fortalecer as regiões da cidade, garantindo qualificação profissional e geração de emprego e renda.

“A quantidade de seguimentos que nós temos aqui que estão precisando de um apoio, de um pedaço de terra para que eles instalem um galpãozinho ali pra crescer, gerar mais emprego e renda. […] Cito o caso das confecções aqui, são quase 150 mil trabalhadores envolvidos naquelas confecções”.

O candidato ressaltou também que Goiânia tem diminuído sua participação no PIB do estado e que isso está transformando a capital em uma cidade dormitório. “Há 25 anos atrás, Goiania participava com 25% do PIB. Era a grande empregadora. […] Hoje a cidade está se transformando em cidade dormitório. Hoje a participação é de 15%”.

A sabatina, realizada pelo Mais Goiás e pela BandNews FM, conta com o apoio da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). A entrevista foi feita pelos jornalistas Alexandre Bittencourt, Francisco Costa e Marcos Cipriano.

Confira outros pontos da entrevista com Vanderlan Cardoso

Defesa do senador Chico Rodrigues

Sobre o áudio em que defende o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), encontrado com dinheiro na cueca, o candidato afirmou que a fala foi pega em um contexto de eleições e que não defendeu o ato em si, mas o direito do senador de se defender. “Todo o cidadão tem o direito à defesa. Hora nenhuma nem eu nem nenhum senador defendeu o ato praticado por ele. Acho que é indefensável, mas ele tem o direito à defesa. Eu vou defender dinheiro na cueca? De forma alguma.”, ressaltou.

Educação

Perguntado sobre o déficit de vagas em Cmeis e sobre o fato de seu plano de governo abordar a questão de forma genérica, o candidato ressaltou que, hoje, o déficit é de 6 mil. Ele pontuou também que, com as obras que estão em andamento, esse número deve cair para 1,7 mil.

Para sanar a questão, ele disse que o objetivo é fazer parcerias com a iniciativa privada a aquisição das novas vagas até que os Cmeis estejam concluídos. Ele afirmou ainda que cerca de 12 Cmeis resolveriam a questão déficit

Segurança

Questionado sobre a questão da segurança, Vanderlan afirmou que a guarda civil metropolitana precisa ter um sistema de inteligência próprio, em parceria com o governo do estado. “Eu administrei um município que era apelidado de ‘Senador Faz Medo’, um dos municípios mais violentos desse país. E eu só acabei com isso quando investi em um sistema de inteligência”

Minorias

Perguntado sobre os planos da administração para atender e proteger a comunidade LGBT, o candidato ressaltou que não pretende governar para um seguimento específico. Confrontado com relação às mortes de homossexuais, ele disse que essa é uma questão que precisa ser resolvida no judiciário.

“Essa questão de preconceito… Olha eu já sofri muito preconceito, até mesmo dentro da minha família. Minha esposa é do norte, é índia, é moreninha. Eu não tenho esse preconceito comigo. Isso é uma questão de quem está matando. A justiça resolve”.

Confira abaixo a sabatina com Vanderlan Cardoso na íntegra: