EUA reabrem agendamento para concessão de vistos a brasileiros
O processo de emissão de vistos para turistas brasileiros que desejam viajar para os Estados…
O processo de emissão de vistos para turistas brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos, que estava suspenso desde maio de 2020, foi reaberto nesta terça-feira (26). Pessoas que estão na fila do agendamento para o próximo ano precisam consultar o sistema e solicitar a antecipação da entrevista.
A embaixada não informou o número de vagas abertas e ou quantas pessoas estão na fila. A entrada de passageiros oriundos do Brasil estava proibida nos EUA por causa da pandemia da covid-19. A concessão de visto está liberada para as seções consulares de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Os turistas que já têm o visto podem embarcar a partir de 8 de novembro, desde que apresentem comprovante de vacinação contra covid-19 em formulário de papel ou digital, com a datas da aplicação das doses da vacina e teste negativo para doença feito em até 72 horas antes da viagem. Os viajantes não vacinados (cidadãos americanos, residentes permanentes legais) terão que apresentar um teste negativo até um dia antes do embarque.
Brasileiros podem ter tomado qualquer vacina contra covid-19 para entrar nos EUA
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos aceitam todas as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive aquelas disponibilizadas apenas para uso emergencial. Não há restrição a qualquer marca ou tipo de teste — os realizados em farmácias, por exemplo, serão aceitos.
Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas os EUA exigem teste com resultado negativo. A embaixada orienta os turistas a se informarem com as companhias aéreas antes do embarque. Quem não cumprir as regras terá de retornar.
Estudantes e jornalistas já têm autorização para ingressar nos EUA desde maio. Nos demais casos, era preciso solicitar uma exceção de interesse nacional. A partir de 8 de novembro, isto não será mais necessário.