Evento oferece 1500 vagas para portadores de necessidades especiais
O evento hoje na Capital seleciona candidatos para auxiliar de limpeza e vigilante
//
Hoje, os Sindicatos das Empresas de Segurança Privada e de Transporte de Valores (Sindesp) e das Empresas de Asseio e Conservação (Seac) de Goiás promovem o Dia de Cidadania. O objetivo é oferecer 1.500 vagas de emprego para portadores de deficiência.
O evento é realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia, que vai auxiliar no preenchimento das vagas e também nas capacitações para os futuros colaboradores.
No evento, que acontece durante todo o dia de hoje, será realizado cadastro das pessoas interessadas para preenchimento de 1.000 vagas para auxiliar de serviço de limpeza e 500 para vigilante. A ação é realizada no Seac/Sindesp-Goiás, localizado na Rua dos Bombeiros nº 128, Parque Amazônia, em Goiânia.
A Apae de Aparecida de Goiânia foi a entidade escolhida para capacitar os profissionais interessados em parceria com a Escola Tiradentes, para os vigilantes, e com a Bering Consultoria, Marketing e Capacitação Profissional, para a área de limpeza e conservação.
Nove associações de deficientes foram convidadas a participarem do evento. Também foram convidados a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Janilda Guimarães de Lima, e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites Leão Leite, e os relatores da Lei Brasileira de Inclusão, aprovada neste ano, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o senador Romário (PSB-RJ).
Por lei, as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a manter uma cota que varia de 2% a 5% de colaboradores portadores de alguma deficiência em seu quadro. Porém, alguns entraves fazem com que empresas não consigam preencher estas vagas, como a falta de escolaridade e qualificação, e ainda a desinformação por parte dessas pessoas que desconhecem possuir potencial e condições para estar no mercado de trabalho.
Ação nacional
A iniciativa do Seac e Sindesp faz parte da 8ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, que será realizada em todo o Brasil. O evento é promovido pela Febrac em parceria com os Sindicatos Estaduais Associados.
Em Goiás, a novidade é a participação do Sindesp, que vai ofertar vagas para vigilantes. O Ato de Cidadania será realizado em todo o País, com o objetivo de recrutar para contratação profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, pessoas que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem um certificado que lhe garante esta condição.
Neste ano, as empresas do setor de limpeza disponibilizaram 8 mil vagas em todo o Brasil.