Ex-deputado de Goiás é cotado para ser secretário em São Paulo
O ex-secretário da Educação do governo de Goiás Thiago Peixoto está no radar do governador…
O ex-secretário da Educação do governo de Goiás Thiago Peixoto está no radar do governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a pasta de Educação. A informação é da Folha. Peixoto, que foi deputado federal por dois mandatos (2011 a 2018), foi titular da secretaria goiana no governo Marconi Perillo (PSDB).
Ele passou pelo MDB, de 2006 a 2010, e depois migrou para o PSD de Vilmar Rocha, em 2014. Na pasta, ele esteve de 2011 a 2015. Peixoto também passou pela secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás e pela de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, e de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Thiago Peixoto também é um dos fundadores do PSD ao lado do presidente Gilberto Kassab e também de Vilmar Rocha. Kassab foi um dos principais articuladores da campanha do ex-ministro de Bolsonaro. O Mais Goiás tentou contato com o ex-secretário, mas não teve sucesso.
Desempenho
Vale citar, em 2010, as escolas de ensino médio no Estado ocupavam a sétima colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2014, passou ao primeiro lugar. Ele chegou, inclusive, a ser cotado para assumir o Ministério da Educação (MEC) no governo Bolsonaro (PL), o qual Tarcísio fez parte como ministro.
“São Paulo tem muitas demandas, e a melhor forma de fazer bom governo é fazer um bom time. A nossa ideia é ter um time técnico muito qualificado, à altura da grande do estado. Vamos primeiro cuidar da transição”, disse Tarcísio no dia da eleição.
Outro possível nome da preferência do governador eleito é o empresário Renato Feder, que ainda é secretário de Educação do Paraná. Assim como em Goiás, aquele Estado teve desenvolvimento melhor que São Paulo no Ideb.