Ex-paquita revela bastidores do Xou da Xuxa e relação com Marlene Mattos
Ana Paula Almeira, a Pituxita, lança livro em que revela exigências a que as assistentes de palco eram submetidas nos anos 1980
Ana Paula Almeida está lançando Pituxita Bonequinha: Minha Vida de Paquita, em que conta sobre os bastidores do Xou da Xuxa, nos anos 1980, e da relação com a diretora da atração, Marlene Mattos.
O livro lista as proibições atribuídas às assistentes de palco do programa da Globo.
“Não frequentar boates, bares e festas fechadas ou não; não sair à noite; não ter namorado ou paqueras; não beijar na boca (nunca); nunca sair desacompanhada dos pais; andar sempre com a barriga encolhida; frequentar aulas de etiqueta”, narra Ana Paula Almeida em sua biografia, sobre as exigências a que as paquitas eram submetidas.
Em entrevista ao jornal Extra, a autora também revelou que Marlene Mattos era chamada de “general” por manter a disciplina na atração.
Quem aliviava um pouco a barra para as assistentes de palco era a própria Xuxa, que chegou a ser confidente e protetora da paquera de Ana Paula com Rafael Ilha, então membro do grupo Polegar.
“A vida de Paquita era glamourosa, mas a nossa rotina era como a de um soldado. Vestíamos roupas de soldadinhos e tínhamos uma rotina que incluía aulas de dança e canto, e obrigatoriamente, tínhamos que ter boas notas na escola, além de cuidar muito bem da nossa aparência.”
Hoje aos 43 anos, Ana Paula Almeida ganhou fama nacional aos 10 anos, ao assumir o papel da paquita Pituxita. Atualmente, ela tem mais de 118 mil seguidores só no Instagram. Além do lançamento do livro, ela fala diariamente sobre momentos do dia a dia, como a perda recente de 25 kg.