EXCLUSIVO!: 10 fuzis desaparecem de quartel da PM no interior
Porta de sala onde armas de grosso calibre estavam guardadas foi arrombada. Uma escopeta calibre 12 também foi furtada
A Polícia Civil já está investigando o desaparecimento de 10 fuzis de alto poder de fogo e de uma espingarda de uso restrito que sumiram do Batalhão da Polícia Militar da Cidade de Goiás. O registro do desaparecimento das armas foi feito no início da tarde desta quarta-feira (16/11) na delegacia daquela cidade.
Um tenente lotado no 6º Batalhão da Polícia Militar (cidade de Goiás) foi quem procurou a Polícia Civil pouco antes das 16 horas de hoje e comunicou o desaparecimento das armas. Em depoimento, o oficial contou que ao chegar para o trabalho estranhou quando viu que a porta do almoxarifado tinha sido arrombada. O oficial relatou ainda que esperou o sargento que toma conta do local chegar para que os dois pudessem, juntos, verificar se algo havia sido furtado.
Ao contar as armas, o tenente e sargento então constataram que uma espingarda calibre 12 e 10 fuzis modelo Mosquefal calibre 7.62 haviam desaparecido. Na ocorrência registrada na delegacia, o oficial relatou ainda que há seis meses o Comando Geral da PM enviou para a cidade de Goiás 40 fuzis Mosquefal para serem usados no treinamento de novos policiais, e disse também que desde então as armas tinham sido colocadas temporariamente no almoxarifado, porém ali permaneciam guardadas até hoje.
Assim que a ocorrência foi registrada, peritos do Instituto de Criminalística realizaram uma perícia no quartel. Em nota, a Assessoria de Comunicação Social da PM confirmou o furto, apurado com exclusividade pelo Mais Goiás, e disse “que o caso será investigado pela Corregedoria da PM em primeira instância como sendo um desvio de carga da instituição, não descartando a possibilidade de furto de patrimônio público”.
Apesar de não ser usado há mais de 10 anos pelo Exército Brasileiro ou forças policiais, o Fuzil Mosquefal é uma arma de alto poder de fogo, sendo que sua munição atravessa até mesmo a blindagem de carros fortes. Atualmente, esse tipo de arma é usado somente em treinamentos de policiais.