Facebook vai empregar IA que entende tudo o que você posta
Novo sistema quer aumentar interação com o usuário e detectar discursos de ódio
Se você ainda tem alguma dúvida que o Marck Zuckerberg sabe tudo da sua vida, ela acaba de evaporar. Segundo o Tech Crunch, o Facebook se prepara para empregar sua nova tecnologia de inteligência artificial, a Deep Text. Este monstrinho digital supostamente é capaz de analisar e compreender tudo o que você postar com capacidade humana em uma questão de segundos, além de compreender textos em 20 idiomas diferentes.
A ideia é que a rede social possa te dar um feedback melhor direcionado, oferecendo opções e sugestões que são mais a sua cara. Um exemplo dado por eles é que se você conversar com alguém sobre precisar de carona, a rede pode te sugerir um serviço integrado ligado ao Uber ou algo assim. A outra parte boa é que o Deep Text vai ter grande facilidade em identificar páginas racistas e homofóbicas e conteúdo de ódio e ilegais, como grupos de pedofilia. Sendo assim, filtrar, denunciar e punir crimes virtuais seria mais fácil.
É claro que aí entram várias outras questões muito mais séries, como invasão de privacidade e a grande possibilidade de usar toda essa informação, na verdade, para direcionar anúncios e propagandas na sua linha do tempo. Além disso, há sempre o risco constante do aprendizado das máquinas a longo prazo, com a tal da Singularidade que prevê que mais cedo ou mais tarde as máquinas vão dominar o mundo.