ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Fake nas redes: áudio em que Iris declara apoio a Vanderlan é falso

Prefeitura não se manifestou sobre o assunto, mas assegurou que o prefeito não participará da campanha

Áudio em que Iris declara apoio a Vanderlan é falso

Um áudio atribuído a Iris Rezende (MDB) declarando apoio ao candidato Vanderlan Cardoso (PSD) circula nas redes sociais. A gravação é falsa.

A prefeitura informou ao portal que não irá se manifestar sobre esse assunto. Contudo, destaca que o prefeito Iris não está participando e nem vai participar da campanha, conforme ele já havia anunciado no passado.

O áudio atribuído falsamente ao prefeito mostra um Iris irritado e revanchista contra o presidente do MDB estadual, Daniel Vilela. Confira um trecho a seguir:

“A imprensa me indagou na semana passada, porque eu sou neutro nesse pleito. Por que não passei para lado algum? Quero salientar: esse menino, o Daniel [Vilela], não respeita nem o próprio pai. Ele, em 2016, pronunciou que eu era carta fora do baralho. Não entendeu, não observou o legado de mais de 60 anos de vida pública. Por isso hoje eu declaro a Goiânia o voto a Vanderlan, prefeito da capital. Eu sou Vanderlan. Agora vamos saber quem é carta fora do baralho.”

Ouça na íntegra:

Relembre

Aos 86 anos, com mais de 60 anos de vida pública, Iris Rezende declarou, em 25 de agosto, que encerrava, naquele momento, sua carreira política, e que não concorreria à reeleição. Dali em diante, o nome de Maguito passou a ser cogitado como o principal substituto ao líder emedebista, o que se concretizou dias depois.

Desde então, Iris se afastou do pleito. Ele, que já havia comentado sobre a neutralidade, reforçou, em 22 de setembro, após após a prestação de contas na Câmara Municipal de Goiânia, que não estava apoiando diretamente nenhuma candidatura à prefeitura da capital. “No momento em que disse que estou encerrando a minha carreira política, daquele momento em diante eu não tinha o direito de fazer política”, declarou à época.