SEGUNDA CHANCE

Faltou ao Enem? Prazo para solicitar reaplicação da prova está aberto

A reaplicação das provas do Enem será realizada em dezembro exclusivamente para candidatos que atendem aos critérios especificados no edital

Os candidatos podem solicitar a reaplicação do Enem na página do participante (Agência Brasil)

Os candidatos que se inscreveram para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a reaplicação das provas de 2024 caso tenham faltado um ou aos dois dias do exame devido a problemas logísticos ou doenças previstas em edital. O prazo para enviar a solicitação se encerra às 23h59 dessa sexta-feira (15), e as novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro, terça e quarta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esta será a única reaplicação do Enem 2024 para quem teve os pedidos aprovados.

Critérios e documentos necessários

Para solicitar a reaplicação, o candidato deverá acessar a página do participante e justificar o motivo pelo qual não realizou a prova. Candidatos que apresentavam doenças infectocontagiosas — como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae , doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19 — podem solicitar uma reaplicação.

Os problemas logísticos que também garantem o direito à reaplicação incluem desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local de prova, falta de energia elétrica que impossibilita a realização do exame e falhas de execução que causam prejuízo aos participantes. Cada pedido será analisado individualmente pelo Inep, que irá considerar as ocorrências locais registradas.

Critérios de exclusão

Os participantes que faltaram por motivos não descritos no edital, como indisposição ou problemas de saúde ocorridos durante a prova, não poderão solicitar uma reaplicação. Nesses casos, o candidato será considerado ausente, e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação.

Como será a replicação?

A reaplicação seguirá o mesmo formato do Enem regular, com 180 questões objetivas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além da redação. Para garantir a igualdade entre os candidatos, as questões e o tema da redação serão diferentes dos aplicados nas provas regulares.

Acessibilidade

Recursos de acessibilidade como videoprova em Libras e leitor de tela para deficientes visuais não estão disponíveis na reaplicação, ainda que solicitados na inscrição. No entanto, o Inep garantirá a presença de tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura.

O resultado da reaplicação será divulgado no dia 13 de janeiro de 2025, junto com as provas regulares, na página do participante.