neide

Família descobre em velório que corpo era de outra pessoa e que parente está viva, em SP

Situação aconteceu em Ribeirão Preto e envolveu duas pacientes com o mesmo primeiro nome

Foto: Reprodução UOL

Uma família de São Paulo descobriu, durante um velório, que o corpo que estavam velando não era de sua parente, dada como morta pela Santa Casa de Ribeirão Preto. A situação aconteceu no último fim de semana e envolveu duas pacientes com o mesmo primeiro nome: Neide.

Neide Basso de Oliveira, de 81 anos, faleceu no sábado (30), mas a equipe do hospital comunicou erroneamente o óbito à família de Neide Rossi Benzi, de 73 anos, que segue viva e internada. O erro só foi percebido no domingo (1º).

Após perceberem o engano, os familiares de Rossi questionaram o hospital e confirmaram que ela ainda estava viva, enquanto o corpo de Basso havia sido transportado para Cravinhos, a 23 quilômetros de distância, para o enterro. O corpo de Neide Basso foi então encaminhado novamente ao hospital e, nesta segunda-feira (2), foi velado e sepultado em Pontal (SP).

Família que descobriu em velório que corpo era de outra pessoa pretende acionar a Justiça

Daniel Basso, irmão de Neide Basso, criticou a falha do hospital: “Não ligaram para minha família. Só fomos descobrir que ela tinha morrido no horário de visita [no domingo]. Hoje o corpo está sendo velado. Acreditem!”, desabafou nas redes sociais.

Daniel também afirmou que o hospital tinha todos os contatos dos familiares no cadastro da paciente, mas a informação do óbito só foi passada no domingo à tarde, quase 24 horas após a morte. A família agora avalia acionar a Justiça por conta do ocorrido.

Hospital lamenta erro e apura o caso

A Santa Casa de Ribeirão Preto lamentou “profundamente a perda” e se solidarizou com os familiares, reforçando seu compromisso em prestar esclarecimentos. A unidade afirmou ainda que realiza uma “análise interna detalhada” para apurar os fatos e evitar que situações semelhantes aconteçam novamente.

Enquanto isso, Neide Rossi Benzi, que havia sido dada como morta, segue internada na unidade.

  • Família revela troca de corpos em velório, em Jaraguá

*Com informações do UOL e Estadão