Famílias vão aos cemitérios prestar homenagens e limpar túmulos, em Goiânia
Parentes levam baldes e vassouras para realizar manutenção dos túmulos de entes queridos
Tradicionalmente os cemitérios de Goiânia aumentam a quantidade de visitas durante o feriado dos Finados e as principais atividades realizadas pelos visitantes são a limpeza de túmulos e troca de flores. Segundo os familiares, essa é uma forma de homenagear os entes queridos.
No cemitério Santana, conhecido por ser o local onde políticos e ex-governadores foram enterrados, Maria das Dores, de 77 anos, limpa o túmulo de oito parentes e reclama do descaso com do município com a manutenção do local.
“Fazia tempo que a gente não vinha aqui por causa da pandemia e encontramos tudo sujo. O mínimo de dignidade é chegar e encontrar tudo limpinho, afinal a gente paga os impostos”, explica a aposentada.
A dona de casa, Nubes Maria de 68 anos, também foi ao cemitério prestar as homenagens e levou rodo e vassoura para limpar três túmulos.
“É um forma de demonstrar carinho por eles, mesmo sabemos que não eles não estão aqui. Todo Finados eu venho e limpo o túmulo do meu marido, da minha mãe e do meu tio”, conta Maria.
Já no cemitério Jardim das Palmeiras, além de visitar os entes queridos, fãs também visitam o túmulo do cantor Leandro, que morreu há 24 anos. “Ele foi um grande artista e todo ano eu venho, mas também faz três meses que a minha mãe morreu e foi enterrada aqui”, conta Cleonise Maria, de 65 anos.