Feitos de Zacharias Calil ganham o mundo
Médico goiano é reconhecido mundialmente não só pela cirurgia de separação dos siameses, mas também pelo tratamento de doenças raras
O médico Zacharias Calil já é bem conhecido pelos goianos por conta de suas cirurgias de separação de gêmeos siameses. Mas o que pouca gente sabe é que ele é reconhecido mundialmente não só por esse procedimento, mas também por ser o inventor de um tratamento para curar outras doenças raras: o hemangioma e linfangioma.
O reconhecimento internacional do cirurgião-pediátrico começou em 1999, quando ele aceitou o desafio de operar as gêmeas Larissa e Lourrane Gonçalves. O sucesso do procedimento chamou a atenção do mundo e foi destaque nos principais jornais da Alemanha, Angola, Canadá, China, França, Japão, Malásia, Tchecoslováquia, Rússia, Tailândia, Twaian e Vietnã.
Emissoras de televisão estrangeiras também reportaram com o médico goiano, inclusive a CNN, considerada a maior e mais influente do mundo. “Eu dei entrevistas para o mundo todo e acabei viajando também para ajudar algumas crianças. Uma vez tive que ir ao México para ver um caso e acabei trazendo os gêmeos para Goiânia para serem operados. Isso foi bom porque mostrou o trabalho dos goianos para o mundo”, lembra o cirurgião pediátrico.
Zacharias Calil foi o pioneiro da cirurgia de separação de siameses em Goiás e já realizou o procedimento 18 vezes no Hospital Materno Infantil (HMI). A literatura médica mundial indica que, dentre os siameses operados, um em cada cinco sobrevivem à cirurgia. Em Goiás, esse índice chega a 50%.
Procedimentos revolucionários
O tratamento do Linfangioma, que é uma anomalia congênita dos vasos linfáticos e que promove a deformação das estruturas vasculares, também ganhou repercussão mundial devido ao alto índice de sucesso do procedimento. “O linfangioma é uma patologia complexa de difícil tratamento e, em determinadas ocasiões, coloca o paciente em risco de morte. Mas eu e minha equipe no Hospital Materno Infantil conseguimos sucesso em 98% dos casos, o que é considerado o tratamento de maior eficácia no mundo”, conta Calil.
Além da cirurgia de separação dos siameses e o tratamento de hemangiomas, Zacharias também desenvolveu novas técnicas para o tratamento da Hipertricose Lanuginosa Congênita, conhecida popularmente como a síndrome do lobisomem. O sucesso nos procedimentos fez com que o médico novamente ganhasse repercussão internacional e, desde 2014, o canal Discovery começou a gravar uma série de episódios sobre o trabalho do médico goiano. “Ainda tem um episódio gravado e deve ser transmitido nos próximos dias”, adianta o médico.
O sucesso dos procedimentos fez com que o médico também ganhasse reconhecimento na área acadêmica e ele passou a ministrar palestras nas maiores universidades do mundo, como a Harvard, nos Estados Unidos. Em suas viagens, Zacharias também teve a oportunidade de conhecer vários hospitais pediátricos de alto padrão e foi aí que surgiu uma ideia que se transformou em sonho. “Eu sonho com um hospital pediátrico em Goiânia, nos moldes dos grandes hospitais que vi fora do país. Nossas crianças precisam de uma estrutura adequada para serem atendidas e é por isso que lancei meu nome na política”, conta.
Este ano, pela primeira vez, o cigurgião-pediátrico se candidatou a deputado federal com o objetivo de trazer mais recursos para Goiás e, assim, realizar o sonho de construir o hospital na capital goiana. Mesmo com as pretensões políticas, ele diz, contudo, que não deixará a medicina, mesmo se for eleito. “É perfeitamente possível conciliar as duas carreiras e, mesmo se eu tiver uma cirurgia de urgência, peço licença sem remuneração da Câmara para cumprir meu dever de médico. A minha prioridade é a medicina”, garante.