COMÉRCIO

Feriado da padroeira de Anápolis deixa comércio parado na cidade

Comerciantes afirmam que baixa circulação de consumidores já era esperada; muitos não abriram as portas

Pouca movimentação pelos principais pontos de comércios, em Anápolis. (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O feriado municipal da padroeira de Anápolis, Sant’Ana, nessa terça-feira (26), parou grande parte do comércio da cidade. Ao Mais Anápolis, comerciantes afirmam a baixa circulação de consumidores já era esperada e que, por isso, poucos empresários se prontificam a manter as portas abertas.

À reportagem, o proprietário de duas lojas de aparelhos celulares, Frederico Mesquita, disse que só abriu um dos comércios, pois uma cliente tinha sido roubada e precisava comprar um celular.

“A cidade inteira está parada, a maioria das lojas no Setor Central estão fechadas e não tem aquele movimento de pessoas pelas ruas”, explica o comerciante.

Crise e pandemia

Segundo moradores, apenas supermercados e farmácias estão funcionando. “Antes da pandemia, todos os feriados nós abríamos as lojas, porque a população aproveitava para ir as compras. Porém de um certo tempo pra cá, os feriados não estão rendendo (sic)”, complementa Mesquita.

Comércio no feriado de Sant’Ana

Segundo o Sindicato do Comercio Varejista de Anápolis, lojas que têm funcionários só podem operar nesse feriado até às 14 horas, com autorização da entidade.

Além do comércio, serviços públicos estão funcionando apenas em regime de urgência e emergência. Shoppings, por outro lado, estarão abertos a partir das 14 horas.