Fica atinge a maioridade com programação focada no cinema de preservação ambiental
Festival chega à sua 18ª edição com a programação voltada para o cinema e discussões ambientais
O governador Marconi Perillo lançou na manhã desta terça-feira (26/7) nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás, o 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que ocorrerá na cidade entre os dias 16 e 21 de agosto. Ele relembrou quando o governo de Goiás realizou a primeira edição do festival, que desde o ano passado tem voltado mais ao seu propósito original que é discutir temas ambientais importantes para o mundo através do cinema.
“É sempre motivo de muita emoção fazer a pré-estreia do Fica aqui em Goiás. Sempre me lembro quando eu era recém chegado ao governo do Estado, em 1999, e realizamos o Fica. O festival se aprimorou e hoje debate temas importantes para o mundo atual, focado no cinema,” afirmou.
Neste ano, 356 filmes se inscreveram para a Mostra Competitiva do Festival. Para a mostra competitiva do festival, foram secionadas 22 produções: 12 estrangeiros e 10 nacionais — sendo quatro goianas. São filmes da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México; de Estados como Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. Contará ainda com 12 curtas de animação. O Fica tem a maior premiação dentre todos os festivais da América Latina, no valor de R$ 240 mil. “O Festival é um marco da cultura do nosso Estado que adquiriu solidez e independência”, enalteceu o governador. Ele pediu à secretária Raquel Teixeira (Seduce) que retorne o calendário do Fica para o mês de junho como é a tradição do festival.
O tema do Fica 2016 é o Cerrado. Raquel afirmou que essa edição será um marco na discussão que busca o equilíbrio entre a produção de alimentos e sustentabilidade ambiental. “O Cerrado é a grande fronteira de produção de alimentos do mundo. Precisamos debater esse tema. Como o Cerrado pode ser um dos grandes produtores, mas sem haver desmatamento”, disse.
Programação
Neste ano o Fica vai ter mesas redondas e oficinas para tratar dos temas ambientais. Também serão ministrados minicursos para discutir cinema documentário. Os jovens terão uma participação especial. Oficinas de cinema serão levadas às escolas e as inscrições para participar já estão abertas.
Atores de prestígio nacional como Letícia Sabatela, Fábio Assunção e Selton Melo participarão do Festival. Shows de artistas locais vão ocorrer em horários que não vai atrapalhar a programação de cinema. No domingo, dia 21 de agosto, a Orquestra Filarmônica de Goiás vai encerrar a 18ª edição do Festival. O tradicional cartaz do festival foi criado pelo artista plástico Rodrigo Godá.