meio ambiente

Fica foi evento com carbono neutro pela 1ª vez na história; entenda

Emissão de gases de efeito estufa decorrentes do Festival, que acontece na Cidade de Goiás, serão compensadas pela Semad

Equipe da Semad no Fica (Foto: Governo de Goiás)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) transformou o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) em um evento carbono neutro. Isso significa que o festival deste ano está sendo executado de forma a compensar as emissões de gases de efeito estufa decorrentes da realização do evento.

Segundo o gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, Milvo Gabriel, o objetivo será alcançado por meio da quantificação das emissões provenientes do uso de energia, deslocamento de pessoas, resíduos sólidos e outros. “Com esses dados, fazemos um cálculo que estima as emissões e, por fim, analisamos a melhor forma de neutralizá-las, seja pelo plantio de árvores ou outros projetos”, explica.

Os visitantes que passam pelo estande da Semad no Fica respondem duas perguntas: de qual cidade vieram e qual o meio de transporte utilizado. “Com isso, conseguimos estimar qual foi a emissão de gases de efeito estufa desse deslocamento”, diz Milvo. Um QR Code com o formulário está disponível no livreto da programação do Fica.

Festival sustentável

Com o apoio da Semad, esta é a edição mais sustentável do festival, que reúne a exibição de filmes, palestras, rodas de conversa e outras atividades com temáticas ambientais. Durante todos os dias do Fica, de 11 a 16 de junho, diversas ações de sustentabilidade estão sendo desenvolvidas na cidade de Goiás para reduzir os impactos ambientais no município.

Exemplo disto é a utilização de carros elétricos pela equipe de produção do festival, ação promovida em parceria com a Saga BYD, durante todos os dias do evento. Além disso, houve uma redução de 40% na impressão do material de divulgação. O que foi impresso foi confeccionado com papel e outros materiais recicláveis.

Disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a preservação do meio ambiente também é um dos objetivos do festival, que está oferecendo diversas oficinas, minicursos e workshops em parceria com a Semad e as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Retomada, além da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante os seis dias de evento, o público pode participar de oficinas com temas relevantes da pauta ambiental, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mudanças climáticas para educação infanto-juvenil, procedimento de inventário de emissão de gases de efeito estufa, dentre outros. A programação completa pode ser conferida no site oficial https://fica.go.gov.br/.