ENSINO

Fies 2022: inscrição começa nesta terça e vai até sexta (11); veja como fazer

Começa nesta terça-feira (8) e vai até a próxima sexta (11), o prazo para inscrição…

Começa nesta terça-feira (8) e vai até a próxima sexta (11), o prazo para inscrição no Fies, programa do Ministério da Educação destinado a financiar cursos de graduação em universidades e faculdades privadas em todo país. De acordo com o MEC, o novo processo seletivo contará com mais de 66 mil vagas neste primeiro semestre.

O modelo de financiamento divide o programa em diferentes modalidades, os estudantes de baixa renda podem obter juros zero. E a escala de juros vai aumentado e pode chegar a 6,5% ao ano, de acordo a renda familiar do candidato.

Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e ter obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

O resultado dos selecionados está previsto para ser divulgado no dia 15 de março. Quem for selecionado tem até três dias úteis para complementar as informações da inscrição junto à universidade e o banco responsável pelo financiamento.

Não podem participar candidatos em atraso com financiamento anterior do próprio FIES ou do Programa de Crédito Educativo.

Quem já tem um financiamento em uso ou documentação pendente, e também estudantes que fizeram as provas do Enem na condição de treineiro, também não podem ser incluídos no programa.

A inscrição no FIES é gratuita e online, feita diretamente no site do oficial do programa: fiesselecao.mec.gov.br.

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Cerca de 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.

Para os estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto é de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Leia na íntegra AQUI!