Filarmônica de Goiás apresenta concerto gratuito no Palácio da Música, nesta quinta (29/9)
O que acha de se emocionar ao som da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)? Nesta quinta-feira…
O que acha de se emocionar ao som da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)? Nesta quinta-feira (29/9), o grupo sinfônico apresenta o concerto “Música para coração, mente e alma”, que promete fechar o dia com chave de ouro.
O evento acontece no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 20h. A entrada é franca para a comunidade e não é preciso retirar ingresso, basta chegar e acompanhar.
No entanto, a organização recomenda que o público chegue o quanto antes, já que a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade máxima do teatro.
No programa, a orquestra apresenta obras renomadas, de três grandes compositores muito distintos entre si, como “Suite Orquestral No.3”, de Johann Sebastian Bach; “Sinfonia Mathis der Maler”, de Paul Hindemith, e “Sinfonia No.2 Londres”, de Ralph Vaughan Williams.
Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Com fortes emoções e diferentes estilos, o público pode aguardar por um concerto que toca o coração. Segundo o maestro Neil Thomson, a escolha das obras foi feita cuidadosamente.
“Vamos das danças sublimes de Bach ao mundo visionário de Vaughan Williams. E ainda com a obra de Hindemith, inspirada nas pinturas do precursor do expressionismo, Matthias Grünewald”, explica.
No repertório, o grande destaque vai para a obra de Hindemith, considerado um dos maiores compositores do século 20. Para se ter ideia, foi responsável por influenciar artistas de todas as partes do mundo, a exemplo de Claudio Santoro e César Guerra-Peixe.
“A Sinfonia ‘Mathis Der Maler’ (Matthias, o Pintor) é retirada da ópera de mesmo nome. Essa ópera foi proibida pelos nazistas, porque a consideraram subversiva”, contextualiza o maestro.
Para o encerramento do concerto, a Orquestra Filarmônica de Goiânia executará uma das melhores sinfonias britânicas – evocação visionária e atmosférica do compositor Vaughan Williams, às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
De acordo com Thomson, é notório que Williams sentia que um apocalipse estava por vir. Segundo o maestro, fica nítido em sua sinfonia, que apresenta o último movimento “com um clímax dramático e trágico, para só depois voltar para a calmaria”.
Serviço
Concerto “Música para coração, mente e alma” – Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: 29/9 (quinta-feira)
Onde: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia, GO, 74891-135
Horário: 20h
Entrada franca, por ordem de chegada
LEIA TAMBÉM: