INVESTIMENTO

Fim da polêmica: estudo comprova a importância das leis de incentivo para o cinema nacional

Pesquisa mostra que o investimento retorna para a economia, gerando mais empregos e ajudando a desenvolver o setor

Semana do Cinema terá ingressos por R$12 em Goiás e em todo o Brasil (Foto: divulgação)

Vejam só que interessante. Um estudo inédito apresentado agora em outubro no XII Seminário Internacional de Políticas Culturais comprova, por A mais B, a importância das leis de incentivo no mercado audiovisual. Basicamente, a pesquisa mostrou que filmes beneficiados por esse tipo de medida fazem, sim, mais sucesso com o público.

A matemática é a seguinte: para cada R$ 1 em recursos públicos empregados no financiamento da obra, o resultado médio é de R$ 0,80 a mais na bilheteria — ou seja, trata-se de um investimento que retorna para a economia, cobrindo os custos totais e com lucros, gerando mais empregos e ajudando a desenvolver o setor. Além disso, quando se usa mais de um mecanismo de incentivo em conjunto (na produção e na distribuição, por exemplo), a chance de se ultrapassar a média de bilheteria é de quase 90%.

Os autores — um deles é Alex Braga Muniz, diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine) — detectaram também o impacto positivo da chamada “cota de tela”, que estipula uma quantidade mínima de filmes nacionais no calendário dos exibidores (inclusive nos canais por assinatura e serviços de streaming). De acordo com o estudo, para cada sala adicional em que a obra brasileira é lançada, há um acréscimo de R$ 29, em média, na bilheteria final.