Desde o final de março, a Square Enix tem sido mais aberta sobre o desenvolvimento e os planos para Final Fantasy XV. Uma das teclas mais batidas pela empresa é que o novo jogo, previsto para ser lançado no dai 30 de setembro, vai revitalizar a série e atrair novos fãs. Em entrevista à Game Informer, o diretor Hajime Tabata foi mais franco que o normal para o padrão japonês e explicou porque é tão importante que o jogo dê certo.
“Fina Fantasy era visto como uma franquia moribunda”, disse ele à revista. Que desde Final Fantasy X, título de estreia da franquia no PS2, ela sofreu um grande declínio em popularidade, isso era sabido, mas fica pior. As aspas acima se baseam em uma pesquisa grande e cara conduzida pela Square no Japão para saber a opinião popular sobre a marca. E os resultados não foram bons. “O problema mais grave é que conduzimos essa pesquisa quando estávamos começando o desenvolvimento de Final Fantasy XV (em 2006). O maior problema é que não registramos um crescimento nos fãs da série”.
Ou seja, eles tinham sim seus fãs fiéis, mas as novas gerações não conheciam ou não se importavam com a marca que, naquele momento, estava prestes a gastar milhões em pelo menos três jogos (Final Fantasy XIII, XIV e XV). “A realidade é que a situação não está ao nosso favor. Na verdade, é mais grave do que tínhamos pensado. Quando a pesquisa saiu, a visão que as pessoas tinham de Final Fantasy é que era uma série que já tivera o seu auge e que entrou em declínio”, disse Tabata.
Não é à toa que a marca esteja investindo tão pesado em Final Fantasy XV e em um remake de Final Fantasy VII, o título mais popular da série. O marketing do novo jogo está pesado com um filme em CGI em produção e uma websérie de anime indo ao ar semanalmente. Anteriormente, Tabata disse que a expectativa da empresa é vender 10 milhões de unidades do novo jogo. O último Final Fantasy da série principal foi o número 13, de 2010, que mesmo sendo muito bom, foi severamente criticado por sua linearidade e por ter sido claramente feito às pressas. Já Final Fantasy XV está há dez anos em desenvolvimento.