Passados quase três meses desde o início da Piracema 2016-2017, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) divulgou nesta quarta-feira (25) o balanço dos resultados de autuações e apreensões até o momento. Entre os dias 2 de novembro e 17 de janeiro, os fiscais lavraram 70 autos de infração, totalizando R$ 64.405,00 em multas. Foram 541,4 quilos de pescados apreendidos, além de 23 varas de pescar com molinete, oito tarrafas, oito pindas e três redes.
Os materiais predatórios são encaminhados à incineração, e o pescado apreendido é doado a instituições de amparo nos municípios onde as apreensões são realizadas. A Secima possui cinco postos de fiscalização permanentes no Vale do Araguaia, e desenvolve operações semanais em rios e lados de todas as regiões do Estado.
Pesca proibida
A Piracema termina no dia 28 de fevereiro. Nestes quatro meses, a pesca é proibida em todo o estado de Goiás. O período de defeso da fauna aquática é importante para a reprodução das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros.
Denúncias de crimes relacionados à pesca ilegal ou degradação ambiental podem ser feitas pelo telefone 0800-6462112.