Aviação

Força Aérea Brasileira se posiciona sobre incidente entre aviões

// A Força Aérea Brasileira (FAB) se pronunciou por meio de nota, encaminhada nesta quinta-feira…


//

A Força Aérea Brasileira (FAB) se pronunciou por meio de nota, encaminhada nesta quinta-feira (13/1), sobre o incidente envolvendo duas aeronaves na manhã de segunda-feira (11). O caso foi relatado pelo MAIS GOIÁS nesta terça causando grande repercussão nas redes sociais.

De acordo com a FAB, os aviões envolvidos são os de identificação PP-BRV e TAM 3466. Segundo a instituição, a ocorrência estão sendo investigada.

“Informações preliminares apontam que a distância mínima entre as aeronaves foi de 3 km, sem risco para ambas”, diz o texto. “A Aeronáutica considera o termo quase-colisão inadequado, tendo em vista que uma aproximação entre aeronaves não representa, necessariamente, risco de colisão.”

A investigação em andamento visa identificar os fatores que levaram a essa situação, para contribuir com a melhoria dos níveis de segurança operacional. “Esse tipo de investigação é uma importante ferramenta de depuração do sistema de prevenção e baseia-se em margens de segurança utilizadas em todo o mundo.”