Fortes chuvas destroem estrada e isolam municípios, no Piauí
Pedaço da estrada foi rompido por causa da correnteza do rio Parnaíba
As fortes chuvas que atingem o estado do Piauí nos últimos dias destruíram um trecho da rodovia PI-247, que liga as cidades de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. O pedaço da estrada foi rompido por causa da correnteza do rio Parnaíba e o incidente acabou isolando os municípios.
Por meio de nota, o governo do Piauí disse que irá enviar uma ponte móvel como solução emergencial. A ideia, de acordo com o texto, é permitir o tráfego na rodovia após a redução do nível das águas. O estado também disse que publicará um decreto de emergência para as cidades atingidas.
Segundo o governo, técnicos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foram ao local para avaliar a situação e estudar uma medida definitiva para reparar a estrada.
Fortes chuvas
A região tem recebido um grande volume de chuva desde a última quinta-feira (23). Em 24 horas, o município de Uruçuí registrou volumes de chuva que variam de 51,6 mm a 106,2 mm, segundo dados das estações da Agência Nacional de Águas, operada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.
A situação levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo para o estado. O aviso teve início às 10h desta segunda-feira (27) e segue até terça (28). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com informações de FolhaPress