Eleições 2014

Fortiori: Com 51,4% dos votos válidos, Marconi vence no 1° turno

// // A última rodada da pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada mostra que o governador Marconi…

//
//

A última rodada da pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada mostra que o governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, tem 44% das intenções de votos, e deve vencer, amanhã as eleições no 1º turno. De acordo com a pesquisa, o tucano tem 51,4% dos votos válidos – para vencer as eleições amanhã são necessários 50% dos votos válidos mais 1. 

Com a oscilação positiva de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em 26 de setembro, Marconi ampliou de 18 para 20 pontos a vantagem para o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que se manteve com 24% das intenções de votos. O peemedebista, conforme o levantamento, tem 27,8% dos votos válidos.

O candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso oscilou 1 ponto para cima na comparação com a rodada anterior da pesquisa e tem agora 11% das intenções de votos. Em votos válidos, o pessebista obtém 12,7%. Já o governadoriável do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, teve oscilação negativa de 1 ponto percentual e aparece agora com 6% das intenções de votos – 6,8% dos válidos.

Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos totais nem dos votos válidos, aponta o levantamento. Os eleitores indecisos somam 7% dos entrevistados e os eleitores que afirmam quem votarão em branco ou anularão o voto também são 7%. Na rodada anterior, esses dois grupos de eleitores somam 8% dos entrevistados cada.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe livremente o candidato de sua preferência, o governador cresceu 3 pontos percentuais na preferência dos entrevistados e tem agora 37% – na rodada anterior, divulgada há uma semana, ele tinha 34%.

Iris oscilou positivamente 2 pontos percentuais e foi de 17% para 19% das intenções de votos na espontânea. Vanderlan tinha 8, oscilou 1 ponto para cima e agora tem 9%. Gomide, por sua vez, manteve os mesmos 5% da rodada anterior.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 delas o resultado seria o mesmo.