O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida eleitoral para o Governo de Goiás com 18 pontos de frente sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro. O tucano tem 41% das intenções de votos, mesmo índice registrado no levantamento anterior, divulgado em 12 de setembro, enquanto Iris perdeu 3 pontos porcentuais e aparece agora com 23%.
Na rodada anterior, a vantagem de Marconi sobre Iris era de 15 pontos porcentuais. Os números do levantamento atual mostram que, se as eleições fossem hoje, Marconi teria votos suficientes para vencer já no primeiro turno. O governador tem 50,5% dos votos válidos – calculados por meio da exclusão de votos brancos e nulos –, enquanto Iris tem 28,2%.
O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, tinha 8% dos votos totais na rodada anterior e agora tem 10% das intenções – 12% dos válidos. O governadoriável do PT, Antônio Gomide, manteve os mesmos 6% registrados na última pesquisa – 7,8% dos válidos. Os candidatos do PCB, Marta Jane, do PSOL, Professor Weslei Garcia, e do PSDC, Alexandre Magalhães, não atingiram 1% das intenções – respectivamente 0,6%, 0,6% e 0,2% dos votos válidos.
Os eleitores indecisos somam 10% dos entrevistados na rodada atual e 8% afirmaram que votariam em branco ou nulo. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado.
PESQUISA ESPONTÂNEA
O governador Marconi Perillo (PSDB) cresceu 3 pontos porcentuais na preferência do eleitorado na pesquisa espontânea, em que o eleitor indica livremente os candidatos de sua preferência, mostra a última rodada da pequisa Fortiori/TV Serra Dourada, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro. O tucano tem agora 33% das intenções de votos, diante de 16% do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que recuou 1 ponto porcentual na comparação com a rodada anterior, divulgada no dia 12 de setembro.
Na série de pesquisas realizadas desde o início da campanha eleitoral, Marconi registra alta de 9 pontos porcentuais na espontânea. Iris, por sua vez, acumula alta de 4 pontos. O peemedebista havia chegado a 17% das intenções na última pesquisa. O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, começou a campanha com 4% das intenções de votos na espontânea e tem agora 7%. O governadoriável do PT, Antônio Gomide, começou com 3%, chegou a 4% e voltou aos 3% na rodada atual.
SEGUNDO TURNO
O governador lidera com folga todos os cenários de segundo turno simulados pela pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada. A vantagem do tucano para os adversários varia de 16 pontos a 34 pontos porcentuais.
No confronto com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), Marconi tem 51% das intenções, diante de 35% do peemedebista – vantagem de 16 pontos porcentuais para o tucano. Os eleitores indecisos são 4% e 10% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.
Numa eventual disputa contra o candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, Marconi tem 58% das intenções, diante de 28% do pessebista. Nesse caso, a vantagem do tucano sobe para 30 pontos porcentuais.
O governador alcança a maior margem de liderança numa eventual disputa contra o candidato do PT, Antônio Gomide. Marconi tem 59% das intenções, diante de 25% do petista – frente de 34 pontos porcentuais. Os eleitores indecisos somam 4% dos entrevistados e 12% dizem que votariam em branco ou nulo.
O Fortiori entrevistou 1000 eleitores entre os dias 15 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.A pesquisa está registrada no TRE com o número GO-131/2014.