MOBILIDADE URBANA

Frota de veículos elétricos e híbridos cresce em Goiás, mas postos de carregamento ainda são poucos

Atualmente, Goiás conta com apenas 384 carregadores públicos e semipúblicos

Frota de carros envelhece e afasta Brasil das metas ambientais (Foto: Agência Brasil)
Frota de carros envelhece e afasta Brasil das metas ambientais (Foto: Agência Brasil)

O estado de Goiás ocupa a oitava posição no ranking nacional de vendas de veículos elétricos e híbridos, com 13.802 unidades comercializadas. Apesar do crescimento considerável, a infraestrutura de carregamento público ainda representa um desafio para a expansão desse mercado.

Atualmente, o estado possui apenas 384 pontos de recarga públicos e semipúblicos. Desse total, mais da metade (197) está concentrada em Goiânia, que aparece como a sexta cidade do país com maior número de carregadores.

A diferença entre o número de veículos e a disponibilidade de carregadores é evidente. Enquanto a Agência Internacional de Energia (AIE) recomenda uma média global de 10 a 18 pontos de carregamento para cada veículo elétrico, em Goiás a proporção é de apenas um carregador para cada 35 veículos.

Apesar dos desafios, o estado apresentou avanços significativos nos últimos anos. Em 2022, Goiânia contava com apenas 20 postos de carregamento públicos, número que saltou para 197 em 2024. No Brasil como um todo, a quantidade de pontos de recarga públicos e semipúblicos triplicou, passando de 4.300 em 2023 para 12.140 em dezembro de 2024, segundo dados da Tupi Mobilidade e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) argumenta que a frota de veículos elétricos no estado ainda é pequena e que a maioria dos proprietários já possui carregadores domésticos, o que tornaria o investimento em postos públicos pouco atrativo do ponto de vista econômico.

O presidente do Sindiposto, Márcio Andrade, reuniu-se com o secretário da Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’Anna Braga Filho, para discutir possíveis incentivos à instalação de postos de recarga. A proposta é que o governo estadual, em parceria com fornecedores de carregadores rápidos e revendedores de veículos, ofereça subsídios ou benefícios fiscais para estimular o investimento do setor privado.

O objetivo é viabilizar a expansão da infraestrutura de carregamento, garantindo que Goiás esteja preparado para atender às futuras demandas.