Funeral da rainha Elizabeth 2ª começa com cortejo em Londres
Cerimônia oficial acontece na Abadia de Westminster para cerca de 2 mil convidados
Multidões de britânicos saíram às ruas nesta segunda (19) para enfim se despedir da rainha Elizabeth 2ª , soberana mais duradoura da história do Reino Unido. Ela morreu aos 96 anos, há exatos 11 dias.
A cerimônia teve início por volta das 6h40 (horário de Brasília), quando o caixão foi levado da plataforma onde era exibido desde a quarta-feira —e onde foi visitado por milhares de britânicos— até a carruagem da Marinha Real.
O trajeto entre o Salão de Westminster a abadia de mesmo nome foi então liderado por quase 150 marinheiros. Atrás vinham os filhos da rainha, o rei Charles 3º e seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, e os filhos do rei, os príncipes William e Harry.
Todos usavam uniformes militares. As exceções eram os príncipes Andrew e Harry afastados da monarquia —o primeiro por causa de um escândalo sexual, o segundo após seu casamento com a atriz Meghan Markle.
Ao chegar na abadia, juntaram-se ao cortejo a rainha consorte, Camilla; a esposa de William, a princesa Kate; e os filhos mais velhos do futuro herdeiro do trono, o príncipe George e a princesa Charlotte.
+ Guarda real desmaia ao proteger caixão da rainha Elizabeth II; vídeo
Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real e um arranjo de flores. Desta vez, colhidas nos jardins do Palácio de Buckingham, Clarence House e Hilgrive House, e feito de maneira sustentável a pedido do rei Charles, historicamente engajado no ativismo ambiental.