Funeral da rainha Elizabeth 2ª começa com cortejo em Londres
Multidões de britânicos saíram às ruas nesta segunda (19) para enfim se despedir da rainha Elizabeth 2ª ,…
Multidões de britânicos saíram às ruas nesta segunda (19) para enfim se despedir da rainha Elizabeth 2ª , soberana mais duradoura da história do Reino Unido. Ela morreu aos 96 anos, há exatos 11 dias.
A cerimônia teve início por volta das 6h40 (horário de Brasília), quando o caixão foi levado da plataforma onde era exibido desde a quarta-feira —e onde foi visitado por milhares de britânicos— até a carruagem da Marinha Real.
O trajeto entre o Salão de Westminster a abadia de mesmo nome foi então liderado por quase 150 marinheiros. Atrás vinham os filhos da rainha, o rei Charles 3º e seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, e os filhos do rei, os príncipes William e Harry.
Todos usavam uniformes militares. As exceções eram os príncipes Andrew e Harry afastados da monarquia —o primeiro por causa de um escândalo sexual, o segundo após seu casamento com a atriz Meghan Markle.
Ao chegar na abadia, juntaram-se ao cortejo a rainha consorte, Camilla; a esposa de William, a princesa Kate; e os filhos mais velhos do futuro herdeiro do trono, o príncipe George e a princesa Charlotte.
+ Guarda real desmaia ao proteger caixão da rainha Elizabeth II; vídeo
Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real e um arranjo de flores. Desta vez, colhidas nos jardins do Palácio de Buckingham, Clarence House e Hilgrive House, e feito de maneira sustentável a pedido do rei Charles, historicamente engajado no ativismo ambiental.