Furtada há 20 anos, imagem de Nossa Senhora do Rosário é recuperada
Segundo a polícia, objeto religioso era de capela na cidade de São Roque. Além da peça do século XVII, corporação encontrou dois anjos tocheiros.
Uma imagem de Nossa Senhora do Rosário esculpida no século 17 e furtada há 20 anos da Capela de Santo Antônio, em São Roque, interior de São Paulo, foi recuperada nesta quarta-feira, 28, pela Polícia Federal em um antiquário de Jaguariúna, região de Campinas. A escultura, de valor inestimável, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A peça de arte sacra ornava o altar da capela do Sítio Santo Antonio, que pertenceu a Fernão Paes de Barros, o Barão de Piratininga, e, mais tarde, ao escritor modernista Mário de Andrade. O conjunto é tombado pelo Iphan desde 1947.
O desaparecimento da imagem foi notificado ao Instituto e a escultura, inscrita no banco de dados de peças subtraídas do patrimônio cultural brasileiro. Após obter informações sobre o paradeiro da escultura, o Iphan pediu apoio à Polícia Federal de Campinas, que localizou a obra de arte e obteve um mandado judicial para sua apreensão.
O antiquário alegou que a imagem havia sido deixada em consignação por um comerciante para ser vendida. Na residência do comerciante, a PF encontrou dois anjos tocheiros que também podem pertencer ao patrimônio nacional. Ele alegou que recebera as peças de um empresário de São Paulo como pagamento de dívidas. A versão será investigada. A imagem de Nossa Senhora do Rosário vai passar por perícia e terá seu destino decidido pela Justiça Federal.