Goiana luta por cirurgia urgente para filha com cardiopatia congênita em São Paulo
Recém-nascida sofre com síndrome rara e enfrenta crises constantes e episódios críticos de saturação, com níveis chegando a apenas 25%.

Uma recém-nascida de 1 mês enfrenta uma batalha pela vida enquanto aguarda uma cirurgia cardíaca urgente na capital paulista. Diagnosticada ainda na gestação com a síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE), uma condição cardíaca rara e grave, a mãe, Amanda Brandão, natural de Goianésia, se mudou para São Paulo em busca de melhores condições médicas para a sua filha.
Após o nascimento em 18 de fevereiro, Antonella David Brandão foi transferida para o Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) no bairro Cerqueira César, onde segue internada, aguardando uma vaga para Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (INCOR).
No entanto, a vaga ainda não foi liberada, e o estado de saúde da recém-nascida se agrava. Entubada, ela enfrenta crises constantes e episódios críticos de saturação, com níveis chegando a apenas 25%.
A mãe pede ajuda para garantir que a vaga no INCOR, que é vital para a cirurgia, ocorra em tempo hábil para garantir a vida de sua filha. “A cirurgia precisa ser feita o quanto antes. A Antonella é um verdadeiro anjo e merece toda chance de viver”, desabafou.
De acordo com a literatura médica, a Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) é uma condição rara e grave em que o lado esquerdo do coração não se desenvolve adequadamente, comprometendo a circulação sanguínea. O tratamento consiste em uma série de cirurgias cardíacas complexas, sendo a primeira delas essencial e urgente para garantir a sobrevivência do bebê.
O Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo através de e-mail, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para qualquer manifestação da pasta.
Enquanto aguarda a liberação da vaga, a família da neném pede ajuda da sociedade e das autoridades para garantir que a criança receba o tratamento necessário o mais rápido possível.