Goiânia 89 anos: veja 10 lugares imperdíveis para conhecer na capital
Mais Goiás listou pontos turísticos repletos de história para ajudar quem deseja conhecer mais da cidade
Neste dia 24 de outubro, Goiânia celebra 89 anos de história. A capital de Goiás é repleta de lugares imperdíveis, que se destacam pela sua diversidade e possibilidade de agradar a todos os gostos e idades. Pensando nisso, o Mais Goiás listou pontos turísticos repletos de história para ajudar quem deseja conhecer mais da cidade.
Além de boas opções para quem ainda não conhece a capital goiana, os lugares aqui listados também representam boas opções de passeio mesmo para quem já conhece e mora por aqui.
1. Centro Cultural Oscar Niemeyer
Em um local mais afastado, próximo ao Flamboyant Shopping, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um dos mais importantes centros de cultura da cidade. Para se ter ideia, sua esplanada tem nada menos que 26 mil m², além de ainda concentrar uma biblioteca, teatro e museu.
O espaço recebe exposições de arte e fotografia, apresentações teatrais e musicais, grandes shows e eventos educacionais. Mesmo quando não há nenhuma programação, o espaço é bonito e vale uma visita!
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h
2. Beco da Codorna
Outra dica interessante para um passeio turístico em Goiânia é o Beco da Codorna, ideal para quem curte fotografia, arte urbana e espaços alternativos.
Como o próprio nome já sugere, o lugar é um beco que fica “escondido” na Av. Anhanguera, Centro. Ali funciona um grande museu de arte urbana a céu aberto, com as paredes inteiramente grafitadas, em um trabalho assinado por vários artistas da região.
Uma das obras mais famosas foi feita pelo interventor urbano Dequete, que grafitou o clássico par de asas do lugar, um dos preferidos por quem vai tirar foto no local.
Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, 74040-010
3. Antiga Estação Ferroviária
Segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, a estação ferroviária foi inaugurada em 1950. No entanto, de acordo com Flávio Cavalcânti, a inauguração aconteceu em 11 de novembro de 1952, data em que chegou o primeiro trem noturno no lugar.
Também construída em estilo art déco, a parte interna do prédio conta ainda com murais de frei Nazareno Confaloni, que foi um dos principais introdutores do modernismo no estado de Goiás, pintados no ano de 1953.
A estação funcionou até a década de 1980, quando recebia trens de carga e passageiros. Assim que o lugar foi desativado, a locomotiva nº 11, também conhecida como “Maria Fumaça”, foi aposentada e colocada na parte externa da estação, onde pode ser visitada até hoje.
Endereço: Av. Goiás, 1799 – St. Central, Goiânia – GO, 74063-010
4. Lago das Rosas
Um dos parques mais antigos da capital, o Lago das Rosas é um dos destinos preferidos das famílias goianienses quando o assunto é um passeio ao ar livre em Goiânia. Isso porque além das várias atrações no parque, por ali também se encontra o Zoológico.
O espaço foi construído ainda na década de 1940 e seu nome foi concebido em homenagem a um jardim de rosas que ficava no local. Com cerca de 315 mil m², o lugar é ideal para passar a tarde e fazer um piquenique.
Para quem gosta de levar uma vida mais saudável, o parque conta com pistas para caminhada, corrida e ciclismo, além de estações de ginástica. Destaque também para os pedalinhos, que permitem um passeio super agradável pelo lago do local e fazem a alegria de crianças e adultos.
Endereço: Alameda Das Rosas Q R7, 1931 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74125-010
5. Praça Cívica
Não dá pra fazer um passeio turístico em Goiânia sem passar pela Praça Cívica. O lugar é um verdadeiro reduto de art déco, que abriga construções que carregam os traços da marcante arquitetura presente desde o plano urbanístico da cidade.
Pra se ter ideia, Goiânia concentra o maior acervo em art déco do Brasil, com estruturas ainda bem conservadas no Centro. E é bem nesta praça que se encontram prédios como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Zoroastro Artiaga e o Coreto, com estruturas geométricas e muita beleza.
O lugar também concentra importantes monumentos, como o “Monumento às Três Raças” e o “Monumento Carajá”. Vale super a pena fazer uma visita!
Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010
6. Praça do Sol
Vamos lá, se o objetivo é fazer um passeio turístico em Goiânia, nada melhor que fechar o roteiro na Praça do Sol. O lugar em si não tem grandes atrativos, já que se trata de uma praça arborizada, com playground e banquinhos.
No entanto, é bem ali que fica o famoso letreiro “Eu amo Goiânia”, que rende boas fotos e marca sua passagem pela capital. Sem dúvida um bom destino!
Endereço: R. 9, s/n – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-100
7. Vila Cultural Cora Coralina
Vizinha do Teatro Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina é um dos destinos mais instagramáveis e gratuitos em Goiânia. O lugar se encontra no subsolo entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera e costumava receber exposições temporárias e eventos culturais, claro, quando ainda não precisávamos conviver com a pandemia.
Em todo caso, o lugar é sensacional, representando um dos mais importantes centros de cultura da cidade. Além do espaço onde acontecem as mostras culturais, a vila também conta com um lindo centro de convivência e é justamente por ali, que é possível tirar fotos para guardar na memória ou eternizar em suas redes sociais.
A construção do espaço foi pensado para enaltecer a arquitetura do Teatro Goiânia, que por sinal, também é um bom lugar para tirar fotos. Ao mesmo tempo, seu projeto também faz parte do processo de revitalização do centro de Goiânia, resgatando suas memórias.
O lugar conta com um espaço enorme, com banquinhos e luzes que ajudam a construir o charme do ambiente. Tudo orna muito bem com os prédios ao redor e com o próprio teatro, que garantem uma beleza a mais ao lugar. Mais uma boa opção para visitar durante o pôr do sol!
Endereço: R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120
8. Parque Mutirama
Entre os lugares para visitar com as crianças em Goiânia, o Parque Mutirama é um destino imperdível. Localizado no centro, é um parque de diversões para toda a família, mas que especialmente entre o público infantil, faz muito sucesso.
Há brinquedos como montanha-russa, tobogãs, barca, carrossel, roda-gigante e muito mais, além do Parque de Dinossauros, que tem réplicas em tamanho real e garante boas fotos.
Instagram: @mutiramagyn
Endereço: Av. Contorno, S/N – St. Central, Goiânia – GO, 74055-140
9. Praça do avião
Essa praça fica no setor aeroporto e possui uma réplica do avião 14 Bis, construído por Santos Dumont. Sentar ali, dar uma espiadinha na criançada se divertindo e praticando esportes é uma delícia pós almoço.
Endereço: Praça Santos Dumont, 35 – St. Aeroporto
10. Memorial do Cerrado
Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.
O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.
Endereço: Avenida Engles, Jardim Mariliza (PUC-GO, Campus II).