Goiânia aplicou 65 mil multas por transitar em faixa para ônibus, em 2022
Número é considerado preocupante, uma vez que são gerados a partir da imprudência dos condutores
A Prefeitura Goiânia aplicou, 65.785 multas a motoristas que fizeram o uso indevido da faixa exclusiva para ônibus, em 2022. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), transitar pela faixa exclusiva é infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.
O gerente de educação para o trânsito da pasta, Horácio Ferreira, considera o número preocupante, uma vez que são gerados a partir da imprudência dos condutores. “A faixa exclusiva existe para garantir, em relação a um veículo de grande porte, a segurança dos demais usuários da via pública”, pontua.
Horácio explica que os ônibus exigem um tempo maior de distância e parada, além de contarem com a existência de campos cegos que podem impedir a visualização de veículos menores, como as motocicletas, automóveis menores e até mesmo os ciclistas. “Conduzir outros veículos na faixa preferencial é um desrespeito à garantia e à defesa da vida”, alerta.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) afirmou que “tem buscado pautar o debate de forma educativa com a campanha Calçada Livre”. Além disso, disse que tem feito a retirada de veículos dos locais de passeio público e corredores exclusivos, bem como servidores têm alertado sobre os riscos de transitar no local destinado aos ônibus.
Todas as penalidades aplicadas até o momento ocorreram por meio de equipamentos eletrônicos.
Segurança da faixa exclusiva para ônibus
Desde a implantação das faixas exclusivas para ônibus, em 2012, a Prefeitura de Goiânia diz ter reduzido significativamente a letalidade no trânsito da capital.
Um levantamento feito pela Delegacia de Crimes de Trânsito (Dict) aponta que, em 2013 o número de mortes caiu para 275; em 2014 para 269; em 2015 para 221. Até o início de outubro de 2016 foram 190 mortes no trânsito.
Segundo a SMM, faixas presentes nas Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário, asseguraram, também, o ganho de tempo nas viagens de ônibus. Dados da pasta afirmam que somente no corredor da Avenida T-63 a fluidez foi de 14% a 26% em horários críticos.
Como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas para ônibus?
O funcionamento da faixa de ônibus em Goiânia é simples e obedece às regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto.