URBANISMO

Goiânia: Projeto de lei prevê parque no Setor Sul para conter adensamento na região

Temor dos moradores é que brecha no Plano Diretor permita construção de oito torres na confluência das ruas 90, 136 e 131

Região do Setor Sul onde se localiza o Parque Paineiras (Foto: Google Earth - Divulgação)

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Goiânia coloca possibilidade de adensamento do Setor Sul no centro dos debates sobre a cidade. De autoria do vereador Mauro Rubem (PT), elaborado pela Associação Pró-Setor Sul (Aprosul), o texto prevê a criação de um parque nas quadras F44 e F45, entre as ruas 90, 136 e 131.

A medida visa fazer o tombamento da área para que não possa ser verticalizada. É uma tentativa de conter o que moradores da região chamam de “um golpe” para a construção de condomínios verticais no local. O adensamento seria permitido a partir de brecha deixada no Plano Diretor, aprovado no primeiro semestre, cujo mapa, que consta como documento complementar, prevê mancha de adensamento no local.

O texto do Plano Diretor não versa diretamente sobre o adensamento nas quadras F44 e F45, mas também não o impede. Assim, o temor dos moradores é que um projeto de lei seja enviado para a Câmara justamente para liberar o adensamento que consta no mapa apensado ao Plano Diretor. Segundo os moradores, o local é cobiçado pelo mercado imobiliário e há rumores de movimentação para construção de oito torres.

Parque

Neste sentido, a Aprosul resgatou o Parque Paineiras, previsto pelo arquiteto Armando de Godoy no plano original do bairro, que se localizaria nas quadras F44 e F45. O local passou por algumas ocupações ao longo dos anos, o que diminuiu sua área original. No entanto, ainda resta área aberta grande que proporcionaria a criação do parque.

O presidente da Aprosul, Edmilson Moura, aponta que as intervenções na Avenida 84 com a Rua 90, para a implantação do Bus Rapid Transport (BRT), já promoveu um impacto no trânsito e trafegabilidade que afeta algumas vias da região. Assim, se se permitir esse novo adensamento nas quadras F44 e F45, o cálculo é que piore ainda mais.

“Mas a principal consequência é que a capital irá perder um parque fabuloso no centro da cidade, com a capacidade de área verde muito importante para a regulação do microclima da zona centro-sul da cidade e um espaço de convivência para a população. Aquilo pode ser um Central Park, basta que o Poder Público deseje. O que temos escutado é que a prefeitura planeja vender a área. Todo o entorno será impacto de forma brutal”, diz.

Projeto

O vereador Mauro Rubem apresentou o projeto na Câmara Municipal durante a sessão de quinta-feira (6). “O Setor Sul é o bairro planejado originalmente da nossa cidade. É o bairro-jardim. Aliás, era o padrão para ser a cidade inteira. É um projeto para preservá-lo, não somente para os moradores do local, mas para a cidade”, salientou.