BAIXA COBERTURA VACINAL

Goiânia prorroga campanha contra poliomielite e de multivacinação até dia 8

O encerramento estava previsto para este sábado (01/10), mas vai continuar devido a baixa cobertura vacinal no Estado

Goiânia prorroga campanha contra Poliomielite e Multivacinação até 08 de outubro (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia prorrogou a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 08 de setembro, quando será realizado o segundo Dia D de Vacinação. A capital segue Resolução nº 232/2022 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de Goiás.

O encerramento estava previsto para este sábado (01/10), mas com a baixa cobertura vacinal no Estado para poliomielite e para outras vacinas de rotina, a CIB optou pela prorrogação por mais oito dias. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças com idades abaixo de cinco anos, sejam vacinadas.

Goiânia vacinou, até esta quinta-feira (29/09), 24.632 crianças com menos de cinco anos contra a poliomielite. O total equivale a 32,04% do público alvo estimado, 76.884 crianças. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância da vacina contra a pólio.

“O risco de reintrocução da poliomielite no Brasil é altíssima. Não podemos permitir que isso ocorra, uma vez que muitas crianças e até adultos podem ficar com paralisia ou até morrer”, alerta.

Vale mencionar, que um mapeamento realizado pela Secretaria de Saúde (SES) de Goiás indica que em 186 municípios goianos (77%) há um risco muito alto de retorno da poliomielite. Em 46 (18%) o risco é alto e nos outros 14 (5) o risco é médio. Através do estudo, pesquisadores indicaram que, entre os motivos para o atraso ou a recusa em Goiás estão: achar agulhas dolorosas (87,3%), quer escolher o tipo de vacina (80,1%), notícias falsas sobre vacinas ( 75,3%) e falta de confiança da população nas vacinas (66,3%).

Diante disso, durante a semana, a vacina contra poliomielite e as demais de rotina podem ser encontradas em 72 salas, na capital. Já nos finais de semana e feriados, a vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e no Ciams Urias Magalhães. Portanto, há doses disponíveis todos os dias.

Vacinação: sábado (1º/10) e domingo (02/10) – Público infantil e adulto

• Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, quadra 216-A, lote 05, Setor Pedro Ludovico
Horário: das 08h às 17h

• Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajara, esquina com as ruas Caritos Madeiras e Paranaíba, Setor Urias Magalhães
Horário: das 08h às 17h