Goiânia se prepara para eleições: conheça os pré-candidatos à prefeitura
Pelo menos oito nomes, hoje, tentam disputar a cadeira do Paço Municipal
Há dois dias do início do período de convenções eleitorais, neste sábado (20), que de acordo com o calendário eleitoral podem ser marcadas até o dia 5 de agosto, pelo menos oito pré-candidatos movimentam seus projetos de olho na prefeitura de Goiânia nas eleições em 2024. As legendas deverão confirmar a maioria, mas alguns negociam seus nomes com outras coligações e o cenário poderá mudar até o prazo final.
O Mais Goiás preparou um perfil dos principais nomes na disputa até o momento. Como dito, é provável que nem todos eles estejam nas urnas, quando o primeiro turno for realizado, em outubro de 2024. É o caso do empresário Leonardo Rizzo, do Novo. Seu partido encomendou pesquisas para auxiliar na definição do futuro e admite diálogo de composição com, pelo menos, três nomes: Sandro Mabel, do União Brasil, Fred Rodrigues, do PL, e Matheus Ribeiro, do PSDB.
Conheça os oito pré-candidatos que tentam confirmar seus nomes na corrida a Prefeitura de Goiânia
Rogério Cruz (Solidariedade)
Atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz assumiu o cargo após a morte de Maguito Vilela, em 2021. Ele chega desgastado no processo eleitoral, após perder o respaldo do próprio partido, o Republicanos, além das operações policiais que atingiram órgãos do primeiro escalão de sua administração nos últimos meses. Encontrou suporte no Solidariedade, partido presidido por seu fiel escudeiro, o ex-secretário de Infraestrutura, Denes Pereira. Ele aposta na entrega de projetos como o BRT para alavancar sua pré-candidatura, além da promessa de continuar os projetos iniciados em sua gestão, focando em saúde, educação e infraestrutura.
Sandro Mabel (União Brasil)
Empresário e ex-deputado federal, Sandro Mabel retorna à cena política à convite do governador Ronaldo Caiado (UB), com a missão de tentar modernizar a administração pública. Parlamentar por cinco mandatos e braço direito do ex-presidente Michel Temer (MDB) enquanto esteve à frente do Palácio do Planalto, Mabel espera utilizar de sua experiência política, somada a gestão de suas empresas em Goiás. Entra no processo com amplo leque de partidos ao seu lado, mas ainda não empolgou nas pesquisas de intenção de voto.
Adriana Accorsi (PT)
Delegada por formação e deputada federal, Adriana Accorsi representa o Partido dos Trabalhadores (PT) na corrida pela Prefeitura. Conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e pela segurança pública, Accorsi visa uma gestão participativa e inclusiva. Ela aposta justamente na segurança pública como mote para romper a bolha da esquerda a qual faz parte e conquistar votos do eleitorado de direita e conservador.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Senador por Goiás e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso já disputou a Prefeitura de Goiânia nos últimos dois pleitos, perdendo para projetos emedebistas: Iris Rezende (2016) e Maguito Vilela (2020). É presidente de uma das maiores comissões do Senado: a de Assuntos Econômicos. Ele lidera parte das pesquisas de intenção de voto, mas entra no processo com desgastes de bancar duas importantes pré-candidaturas: além do próprio nome, vai lançar a esposa, Izaura Cardoso, na corrida em Senador Canedo.
Fred Rodrigues (PL)
Ex-deputado estadual em Goiânia, Fred Rodrigues seria o puxador de votos perfeito para a chapa de vereadores de seu partido, mas quer mesmo o Paço Municipal e garante que não haverá recuo. Pré-candidato mais alinhado com as bandeiras bolsonaristas, aposta na herança dos votos do deputado federal Gustavo Gayer, que liderava as pesquisas de intenção de voto e desistiu do processo para focar na sua oposição a Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Matheus Ribeiro (PSDB)
Jornalista e ex-apresentador de TV, Matheus Ribeiro é ao lado de Fred Rodrigues, o mais jovem entre os pré-candidatos. Filiado ao PSDB e suplente de deputado federal, ele aposta na renovação política e na inovação como seus principais trunfos. Ribeiro promete uma administração transparente e próxima dos cidadãos com subprefeituras atendendo bairros e comunidades.
Leonardo Rizzo (Novo)
Empresário e defensor do liberalismo econômico, Leonardo Rizzo representa o partido Novo na disputa pela Prefeitura. Sua plataforma é baseada na redução da máquina pública, incentivo ao empreendedorismo e melhoria na gestão dos recursos municipais. Ex-presidente do Vila Nova, é muito ligado a esportes e como presidente do Instituto Rizzo, patrocina inúmeros eventos culturais. É ligado ao meio-ambiente tendo criado a Associação de Moradores e Protetores do Bosque dos Buritis.
Reinaldo Pantaleão (UP)
Ativista social e integrante do partido Unidade Popular (UP), o professor Reinaldo Pantaleão é conhecido por seu trabalho junto aos movimentos populares e pela defesa dos direitos civis e humanos. Pantaleão propõe uma gestão voltada para a justiça social, com forte ênfase na participação popular e na transparência.
As convenções partidárias, que começam neste fim de semana, serão decisivas para confirmar esses nomes como candidatos oficiais à Prefeitura de Goiânia. A partir daí, a capital se preparará para um intenso debate político que definirá os rumos da cidade nos próximos anos.